tag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post5360750338865380106..comments2023-09-15T09:18:30.277-03:00Comments on Um longo argumento: Ensinar a pensar: o desafio da alfabetização científicaCharles Morphy D. Santoshttp://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comBlogger12125tag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-24348583434907281492015-03-03T09:56:37.307-03:002015-03-03T09:56:37.307-03:00Gostei muito, vou tentar mudar minhas aulas...em a...Gostei muito, vou tentar mudar minhas aulas...em alguns momentos sinto a inutilidade da disciplina. Com o grupo de pesquisa sinto resultados mais concretos, pois os estudantes constroem seu conhecimento.Materiais de aulahttps://www.blogger.com/profile/04791645208077898277noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-18709011674575424832013-02-18T16:26:17.671-03:002013-02-18T16:26:17.671-03:00Olá senhor Charles Morphy?
Quero parabenizar o tex...Olá senhor Charles Morphy?<br />Quero parabenizar o texto, está atual, realista e didático. Muito bom!<br />Identifiquei-me com grande parte dos trechos do texto, principalmente remetendo-me ao ensino médio na educação pública (acredito que muitos alunos da educação particular também diriam isso). Quando cheguei a Universidade senti logo peso de não ter exercitado a mente o quanto poderia, ainda mais na área das Ciências Biológicas. Concordo que o aluno muitas vezes não é estimulado a buscar o conhecimento, seja ele científico ou não, e esse desestimulo leva na maioria das vezes a estagnação do aluno, não amadurecendo a curiosidade e tornando o aprendizado uma mera questão mecânica.<br />Como todos já disseram, é bom ver que ainda há pessoas preocupadas com a situação da educação e com as resoluções de suas questões. Parabéns!<br />Abraço.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/07335009915615803698noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-79077719139557572512013-02-10T18:07:14.354-02:002013-02-10T18:07:14.354-02:00Caro Brucce,
Obrigado pelo comentário.
Costumo ch...Caro Brucce,<br /><br />Obrigado pelo comentário.<br />Costumo chamar essa abordagem da ciência como algo restrito a gênios de "eurekismo". Muitos ainda tendem a pensar que os cientistas são necessariamente seres iluminados, sem vida social, desconectados do seu entorno, que descobrem suas teorias e hipóteses em insights orgasmáticos tal qual Arquimedes e seu "Eureka!". <br />Enquanto alunos e professores continuarem a propagar estereótipos desse tipo, dificilmente o pensar científico se disseminará. Como você colocou, a ciência é muito mais que um apanhado de nomes e conceitos pré-determinados. Ela é uma forma de enxergar a realidade e de tentar compreendê-la.<br /><br />Abraço!Charles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-67123967921894275902013-02-10T11:13:51.881-02:002013-02-10T11:13:51.881-02:00Gostaria de parabeniza-lo por esse texto. É sempre...Gostaria de parabeniza-lo por esse texto. É sempre bom encontrar alguém que discuta o ensino de ciências numa perspectiva filosófica e socio-histórica. No estágio II, tive que fazer uma abordagem que contemplasse a história da ciência e inúmeros foram os ganhos com ela. Percebo que a ciência para os alunos, por exemplo, é vista como algo sobrenatural feito por gênios. Mas até que ponto nós professores contribuímos para discussões que desconstruam esse esteriótipo? Fiquei pensando muito sobre isso e vi que é difícil mudar essa realidade, mas é possível. Na maior parte das vezes nos atemos apenas aos programas pré-determinados que sequer atendem as necessidades do aluno. Não estimulamos a curiosidade deles. Ficamos no decoreba. Mas, como alfabetizar cientificamente se ignoramos os outros estatutos (antológicos, epistemológicos e socio-históricos) da Biologia e nos atemos apenas aos conceituais? Ciência é muito mais que apenas um amontoado de nomes. Muito válida a discussão apresentada aqui por você Charles. Indicarei para outras pessoas. =]Brucce Sandersonhttps://www.blogger.com/profile/08984990328314005832noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-78018758497373817672013-02-10T11:10:32.735-02:002013-02-10T11:10:32.735-02:00Olá, Luciano!
Bom dia.
Obrigado pelo comentário e...Olá, Luciano!<br /><br />Bom dia.<br />Obrigado pelo comentário e pelas palavras.<br />Não sei te dizer exatamente qual o processo de construção dos meus textos. Alguns saem rapidamente, outros levam um pouco mais de tempo. Algo que faço é sempre refletir a respeito do que vou falar - ou do que pretendo falar em algum momento -, às vezes muito antes de começar a organizar as ideias. Isso me permite "escrever" mesmo quando não estou escrevendo. Depois do texto pronto, leio como se não o tivesse escrito. Se eu não entendi algo, se uma passagem não me parece autoevidente, se o argumento não ficou claro, reescrevo cortando as "gorduras".<br />Concordo com você que a ciência tem cada vez mais se tornado um veículo instrumentalista para a publicação de artigos. Estes permitem a obtenção de verbas para pesquisa, mais alunos de graduação e pós-graduação, bolsas de produtividade, mais verbas, mais alunos... Na academia, pouco se discute a importância e o potencial transformador da atividade científica, muito menos sua relevância social (a não ser em momentos de comoção nacional/internacional). <br />Não sou contrário ao aumento da produtividade, até porque a ciência publicada é parte importantíssima da nossa prática. Porém, a atividade científica não se resume a índices H, números de citações e linhas no Lattes.<br />Creio não ser possível a existência de um ser humano apolítico. Para Aristóteles, a política tem como objeto principal a felicidade humana. Dessa forma, toda nossa agenda é imbuída de posicionamento político. Como você disse, ao assumir sua posição como componente fundamental da sociedade, o pesquisador/professor pode dar uma grande contribuição nessa busca pela felicidade (o que quer que ela seja).<br /><br />Abraço!Charles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-25458587218479627352013-02-10T10:46:43.194-02:002013-02-10T10:46:43.194-02:00Olá, Thallita!
Bom dia.
Os textos aqui no blog po...Olá, Thallita!<br /><br />Bom dia.<br />Os textos aqui no blog podem ser utilizados livremente. Só peço, por favor, que você cite a fonte.<br />Estou organizando os ensaios que posto aqui e pretendo publicá-los em um livro. Espero que consiga fazer isso ainda esse ano. Quando tiver mais novidades, aviso!<br /><br />Abraço!Charles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-28033940575552954292013-02-09T23:53:21.160-02:002013-02-09T23:53:21.160-02:00Sempre aprecio muito seus ensaios Charles. Você te...Sempre aprecio muito seus ensaios Charles. Você tem um capricho com o texto invejável, parece que você fica dias trabalhando nele até ficar ideal, para você e seu leitor. Acho que daria para escrever outro texto, respondendo e comentando suas colocações, mas vou me ater a uma única. Nós cientistas (apesar deu ainda estar em formação), nos ausentamos completamente de debates sociais e políticos, por acreditarmos que nosso papel é único e simplesmente publicar a maior quantidade possível de artigos. Deixando de lado discussões importantes para a sociedade como um todo. Apesar de todo o trabalho que o cientista brasileiro já tem, temos que deixar um espaço em nossas agendas para a política, assim conseguiremos alcançar patamares mais altos de educação e consequentemente uma sociedade questionadora e crítica.Luciano Queirozhttps://www.blogger.com/profile/10081531330376423184noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-23602268735755206072013-02-09T21:42:16.454-02:002013-02-09T21:42:16.454-02:00Boa noite. Gostaria de poder fazer o download dest...Boa noite. Gostaria de poder fazer o download deste texto (ou mesmo recebê-lo por email: tata9go@hotmail.com), por sinal bastante interessante e reflexivo. É possível? Agradeço.Thallita Grandenoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-62623068473076044042013-02-09T10:22:37.602-02:002013-02-09T10:22:37.602-02:00Caro Gabriel,
Obrigado pelo comentário e pelas sua...Caro Gabriel,<br />Obrigado pelo comentário e pelas suas palavras.<br />Como você disse, uma mudança revolucionária (usando o jargão do T. Kuhn) na educação científica depende de um esforço conjunto de professores, cientistas, alunos e órgãos governamentais tomadores de decisão. Às vezes, mesmo iniciativas pequenas e projetos de menor escopo podem proporcionar alterações valiosas.<br />Grande abraço!<br />CharlesCharles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-50148940520616582952013-02-08T12:45:49.516-02:002013-02-08T12:45:49.516-02:00É prazeroso saber que existem pessoas que lutem po...É prazeroso saber que existem pessoas que lutem por um ensino de qualidade, que não aceitam o estado atual em que encontramos nosso país, e é mais prazeroso ainda poder ter aula e aprender tanto com uma pessoa assim, mas é triste e revoltante ler palavras escritas há mais de um século que descrevem EXATAMENTE o cenário em que nos encontramos hoje. Mas nós somos o motor dessa revolução, que fará as pessoas pensarem por conta própria, e não apenas esperar que "gênios" o façam por elas. Estou me sentindo muito honrado em ter aulas com uma pessoa com tais opiniões e que toma atitudes para propagar suas ideias. <br />Adorei ler este ensaio, estou ainda mais animado para ser um propagador do "pensamento científico", talvez não em sala de aula, mas em todo lugar que eu estiver.<br />Meus parabéns pelo ensaio, está excelente!<br />Gabriel V. ScoccaAnonymoushttps://www.blogger.com/profile/04411598975506001639noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-33001807294776905742013-02-07T22:30:38.729-02:002013-02-07T22:30:38.729-02:00Caro Takata,
Obrigado pelo comentário.
Concordo c...Caro Takata,<br /><br />Obrigado pelo comentário.<br />Concordo com você. Se não existir conteúdo, é impossível que sejam feitas relações. <br />Penso que iniciativas como o novo modelo do ENEM, em que se preza pouquíssima memorização, não são boas, pois podem sugerir que o conhecimento do senso comum é suficiente.<br />A prática dentro da sala de aula precisa mesclar informação e formação, algo que não se vê corriqueiramente. Alunos não são treinados, nos seus anos escolares, no exercício do questionamento, do raciocínio lógico e do ceticismo. Quando (e se) chegam à universidade, trazem todo esse ranço "instrumentalista", no sentido de enxergar a educação apenas como um meio imediato para fins objetivos (ganhar mais dinheiro, ter um bom emprego, etc). <br />É contra esse tipo de "lógica perversa" que a educação científica precisa se voltar, na minha opinião.<br />Abraço,<br />CharlesCharles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-51149932418921495322013-02-07T22:14:07.264-02:002013-02-07T22:14:07.264-02:00Por estes tempos tenho achado que é preciso uma me...Por estes tempos tenho achado que é preciso uma mescla entre memorização e interpretação. Uma parte substancial de memorização de fato parece ser importante (também pelo exercício neuronal que importa) para dar substância à teoria.<br /><br />Mal comparando os fatos isolados memorizados servem como vocabulário e a teoria como a gramática que coordenada tais fatos em um conjunto coerente.<br /><br />[]s,<br /><br />Roberto Takatanonehttps://www.blogger.com/profile/00205668953897582538noreply@blogger.com