tag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post4906699352630539143..comments2023-09-15T09:18:30.277-03:00Comments on Um longo argumento: Breves resenhas: Comer Animais, de Jonathan Safran Foer (2011)Charles Morphy D. Santoshttp://www.blogger.com/profile/18227877120350408172noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-64639537981304064662015-06-15T06:53:17.346-03:002015-06-15T06:53:17.346-03:00'Cartório' de animais vira franquia e regi...'Cartório' de animais vira franquia e registra até cacatua de Chiquinho Scarpa <br /><br />http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/12/17/cartorio-de-animais-vira-franquia-e-registra-ate-cacatua-de-chiquinho-scarpa.htmAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-24337426710788221842013-12-15T18:02:45.619-02:002013-12-15T18:02:45.619-02:00Caro Prof. Charles,
numa palavra: parabéns!Caro Prof. Charles,<br />numa palavra: parabéns!Gerardo Furtadohttp://biologiaevolutiva.wordpress.comnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-55891660735392036882013-11-10T15:14:32.808-02:002013-11-10T15:14:32.808-02:00Ah... Meu bom Charles! Acho que chegamos a um cons...Ah... Meu bom Charles! Acho que chegamos a um consenso (que, afinal, não estava longe). O consumo exacerbado de proteína animal pode trazer consequências medonhas. Ainda penso que é possível a criação para o abate e o consumo, desde que o sofrimento seja evitado ao máximo (algo longe de ocorrer na maioria das granjas).<br /><br />Além disso, ainda temos envolvidas questões de sustentabilidade. Se a todos fosse dada tanta carne quanto clamam suas entranhas, estaríamos ainda fadados a uma catástrofe ecológica, mas sua aproximação seria vertiginosa...<br /><br />Abraço!Peterson Lopeshttps://www.blogger.com/profile/07465508413239579153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-58139074800602699232013-11-10T12:12:01.007-02:002013-11-10T12:12:01.007-02:00Meu caro Peterson,
Obrigado pelo comentário!
A qu...Meu caro Peterson,<br /><br />Obrigado pelo comentário!<br />A questão, no meu entender, tem muito mais a ver com o consumo desenfreado de carne, que só é possível através da criação intensiva, em confinamento, de aves, porcos, vacas, etc, do que com a substituição total de proteína animal pela vegetal. <br />Com essa oferta gigantesca de proteína animal, a maioria absoluta da população se acha bem nutrida porque come carne (repleta de hormônio e, no caso das aves, de merda mesmo, misturada à água utilizada durante o congelamento anterior ao envase). Se déssemos mais atenção à pletora de itens alimentares que podemos consumir, as coisas não estariam tão tétricas.<br />Os hominídeos, evolutivamente, tiveram no consumo de carne um fator externo extraordinariamente potente relacionado ao aumento da capacidade cerebral. No entanto, há alguns milhares de anos, não comíamos só o Friboi do Tony Ramos... Defendo que as pessoas sejam educadas a conhecer o que comem, para evitar que essa tradição de coisificação da natureza se perpetue indefinidamente. <br />Sobre o sofrimento, ele de fato depende da existência prévia de nociceptores, mas não se baseia apenas neles. Para alguns autores (estou escrevendo sobre isso e pretendo postar em breve), a experiência do sofrimento relaciona-se à capacidade cognitiva e à possibilidade de antever a dor. Há trabalhos mostrando que o nível de cortisol (o "hormônio do stress") em animais confinados e próximos do abate aumenta muito.<br />Como você disse, é deplorável e execrável práticas humanas que causam dor em outros animais pelo simples prazer sádico (pesca "esportiva", rinhas de galo, touradas e afins). Mas rodízios de carne também não me parecem tão defensáveis...<br /><br />Grande abraço!Dr. Charles Morphy D. Santoshttps://www.blogger.com/profile/02063912538142898704noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-77211065606978909812013-11-10T01:28:55.852-02:002013-11-10T01:28:55.852-02:00Admiro o autor e acompanho suas publicações já há ...Admiro o autor e acompanho suas publicações já há algum tempo. Além disso, pretendo contribuir para mais reflexões, das quais sempre espero sair menos ignorante do que entrei (a filosofia pressupõe amor ao conhecimento, algo só atingível para aqueles conscientes de sua ignorância).<br />Muito bem colocado um tema que chega a ser horripilante. "Carnificina gratuita", por assim dizer.<br />A ignorância premeditada é uma postura mental débil. Ter consciência do sofrer alheio (seja de qual espécie for) nos faz capazes de refletir e fazer escolhas. E "causar sofrimento, custe o que custar" é uma opção intrinsecamente infesta (e egoísta, se imbuída de autopreservação: “posso causar, mas não sentir, sofrimento”).<br />Porém, vejo uma sobreposição parcial entre dor e sofrimento. Não necessariamente estão vinculados, dependendo das definições adotadas.<br />Seria a dor uma sensação exclusivamente conferida por nocioceptores (fazendo de um cogumelo uma criatura análgica)? Seria o sofrimento apenas a sensação causada pela dor (independente de sua natureza) ou incutiria a capacidade de suportar e perseverar com ela? Já li um bocado sobre filósofos (e.g., Kierkegaard e Sócrates) que diferenciam dor e sofrimento. E se a resposta para algumas das questões precedentes (especialmente a última) for afirmativa, é possível que apenas os seres humanos sejam capazes de sofrer, dentre os capazes de sentir dor. Colocando de outra mentira, atribuir um deles como uma exclusividade aos seres humanos não acarreta necessariamente em uma postura especista (retomo o termo por achar excelente o tópico anterior, que não tive tempo de comentar); podemos estar falando apenas de uma autapomorfia. O especismo está na atribuição de valores a essas singularidades, algo que prefiro deixar de lado, no momento.<br />A aversão atual que existe em relação à dor dificulta nossa existência. A dor é um elemento importante na definição de nossa identidade e no estabelecimento das nossas fronteiras sociais. As crianças não devem ser privadas da dor (essa atitude costuma produzir jovens temerários, ávidos por senti-la e, quiçá, causá-la) e os analgésicos não devem ser engolidos ao mero sinal de dor.<br />Já o sofrimento não deveria ser imposto sobre outrem. "Sofrer" é uma decisão autônoma. Senna se impunha sofrimentos para buscar a vitória, mas exigir o mesmo de outro piloto é, no mínimo, um ato impensado. Sócrates decidiu ignorar seu sofrimento às portas da morte por imaginar que sua execução, embora injusta, fosse inescapável. E podemos aplicar essa concepção de sofrimento a outras espécies. Que dizer, por exemplo, dos carcajus que rebentam a própria pata presa em uma armadilha para verem-se livres (é possível que a dor da ferida fosse menor que o sofrimento por estar preso e à mercê da morte repentina)?<br />Dado isso tudo, imagino que comer outros animais não é, necessariamente, um ato vil, nem tampouco repreensível. Estamos, assim como muitas outras espécies, adaptados a isso. Matamos animais e plantas para comermos—e julgar as plantas (ou as sementes... Pobres embriões!) menos merecedoras da vida por não sentirem dor parece uma decisão arbitrária e perigosamente amoral (Se fizermos uma redução ao absurdo, poderíamos chegar a algo do tipo "se eu aplicar anestesia à vítima, posso matá-la"). Matar é herança da condição heterotrófica.<br />O que incomoda (cf. o tópico original) é ignorar, sem buscar minimizar, a dor alheia. Aceito que haja dor na morte do alimento, desde que ela não seja evitável ou não acarrete em sofrimento do ser abatido ou de outros (sejam ou não seus semelhantes). Penso que um pescador que se debata a unhas, dentes e bicheiros (sendo esses seus últimos recursos) com um peixe que aplacará sua fome está agindo corretamente. Por outro lado, um senhor endinheirado que pratique, no mesmo rio, a pesca esportiva (no estilo "passo 1: anzol atravessando as maxilas e passo 2: volte ao rio, meu 'amigo' peixe"), estaria causando dor desnecessária a outro ser, e esse sim, estaria incorrendo em um deslize ético.Peterson Lopeshttps://www.blogger.com/profile/07465508413239579153noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-875486407199757733.post-75994263854252649312013-11-10T00:36:26.666-02:002013-11-10T00:36:26.666-02:00Este comentário foi removido pelo autor.Peterson Lopeshttps://www.blogger.com/profile/07465508413239579153noreply@blogger.com