sábado, 26 de julho de 2008

Bertrand Russell

Bertrand Russell (1872-1970) foi filósofo, lógico, matemático e escritor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, em 1950. O trecho a seguir é parte do ensaio Sonhos e fatos, que pode ser encontrado na coletânea Ensaios Céticos, lançada pela L&PM no começo de 2008. Com uma das prosas filosóficas mais elegantes do século XX, os livros de Russell são leitura recomendada e obrigatória para todos aqueles que baseiam suas vidas no racionalismo e no ceticismo (consciente).

“Os sonhos de um homem ou de um grupo podem ser cômicos, mas os sonhos humanos coletivos, para nós que não podemos ultrapassar o círculo da humanidade, são patéticos. O universo é muito vasto, como revela a astronomia. Não podemos dizer o que existe além do que os telescópios mostram. Mas sabemos que é de uma imensidão inimaginável. No mundo visível, a Via Láctea é um fragmento minúsculo; e, nesse fragmento, o sistema solar é uma partícula infinitesimal, e, dessa partícula, nosso planeta é um ponto microscópico. Nesse ponto, pequenas massas impuras de carbono e água, de estrutura complexa, com algumas raras propriedades físicas e químicas, arrastam-se por alguns anos, até serem dissolvidas outra vez nos elementos de que são compostas. Elas dividem seu tempo entre o trabalho designado para adiar o momento de sua dissolução e a luta frenética para acelerar o de outras do mesmo tipo. As convulsões naturais destroem periodicamente milhares ou milhões delas, e a doença devasta, de modo prematuro, mais algumas. Esses eventos são considerados infortúnios; mas quando os homens obtêm êxito ao impor semelhante destruição por seus próprios esforços, regozijam-se e agradecem a Deus. Na vida do sistema solar, o período no qual a existência do homem terá sido fisicamente possível é uma porção minúscula do todo; mas existe alguma razão para esperar que mesmo antes desse período terminar o homem tenha posto fim à sua existência por seus próprios meios de aniquilação mútua. Assim é a vida do homem vista de fora.”
Bertrand Russell, Ensaios céticos, p. 32-33.

2 comentários:

João Carlos disse...

Depende do ponto de vista e do conceito que cada um tenha do "algo maior". Russel é um pessimista (Algo saudável: os pessimistas sempre têm surpresas agradáveis, enquanto os otimistas colecionam frustrações).

O que me causa estranheza é que, justamente os cientistas que têm uma idéia bem mais precisa do real status da humanidade perante o universo, não procurem ampliar essa noção do "numinoso" (e, por que não dizer, do "divino") a novos patamares mais abrangentes, em lugar de simplesmente meterem a ridículo as concepções primitivas, tão ao gosto do populacho.

P.S: bem vindo ao "Roda de ciência".

Anônimo disse...

Isso é bom. Usei os "Ensaios Céticos" num curso que dei na licenciatura. O que eu mais amo é "O mal que os bons fazem". É pura ironia. Salve Russell.

Renato Kinouchi.