sábado, 31 de maio de 2008

EVO-DEVO e afins

Artigo da última Scientific American Brasil (#73, junho/2008) sobre evo-devo. Um dos autores, Sean Carroll, escreveu "Infinitas formas de grande beleza", já traduzido para o português, uma boa introdução ao estudo da biologia evolutiva do desenvolvimento - seu site está na seção links interessantes desse blog. Segue um micro-resumo do texto:

Jogo da Evolução
Por Sean B. Carroll, Benjamin Prud’homme e Nicolas Gompel
Dispositivos do DNA que decidem quando e onde os genes são ativados permitem aos genomas gerar a grande diversidade de formas animais, a partir de um conjunto genético semelhante.
Uma vez que os genes codificam as instruções para a constituição do corpo dos animais, esperava-se encontrar diferenças significativas entre eles, refletindo sua grande diversidade de formas. Mas, na verdade, o que se observa é que animais muito diferentes possuem genes muito semelhantes. Mutações em dispositivos (seqüências denominadas acentuadoras, promotoras ou enhancers) que controlam a expressão de genes que definem as formas do corpo, e não nos genes em si, têm sido uma fonte significativa de diferenças evolutivas entre animais.


No site da PLoS Biology, há um ensaio do Dr. Carroll (em inglês) sobre o tema (Evolution at two levels: on genes and form), no número 7, volume 3, p. 1159-1166. É de acesso gratuito no endereço (pode ser baixado também o pdf):
http://biology.plosjournals.org/perlserv/?request=get-document&doi=10.1371%2Fjournal.pbio.0030245

Há também um outro artigo, dos mesmos autores do Jogo da Evolução, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences USA, de maio de 2007 (vol. 104, suplemento 1, p.8605-8612), entitulado "Emerging principles of regulatory evolution", que pode ser encontrado no site:
http://www.pnas.org/content/vol104/suppl_1/
Esse artigo fez parte do especial
In the Light of Evolution I: Adaptation and Complex Design, que ocupou todo o volume da revista, e que conta com vários textos de temas recentes e muito revelantes para a compreensão da evolução. Recomendo a todos que se interessam por biologia evolutiva.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai Charles, consegui aquele livro do Carroll que te falei, o "From DNA to Diversity", vc falou que queria ver né,então, o livro é bem legal, só que agora eu só to com a cópia. e o link para o último artigo n tá funcionando direito!! hehehe t+

Anônimo disse...

Olá Charles, encontrei uma palestra do Carroll no site do Research Channel intitulada "Endless Forms Most Beautiful". Segue o link: http://www.researchchannel.org/prog/displayevent.aspx?rID=3229&fID=345