sábado, 25 de outubro de 2008

Para quando a ciência "falha"...

Como decidir a ordem dos autores em um artigo científico?


Sobre o processo de revisão pelos pares (ou seriam impares?)...


4 comentários:

João Carlos disse...

E como é que a coisa funciona naqueles "papers" cuja lista de autores mias parece um catálogo telefônico (ou aqueles "créditos" de final de filme que listam até o assistente do "cabo-man" e o cara que servia o cafezinho...)

Charles Morphy D. Santos disse...

Caro João,
Nesses casos (que são muito comuns, infelizmente), acho que alguns dos autores nem ficam sabendo que entraram no "abaixo-assinado"...

Michele Gravina disse...

É, infelizmente essa prática é muito comum. E o pior é que tem sido alimentada pelos próprios professores, geralmente os "chefes" do laboratório, que incluem todos os seus estagiários em todos os artigos. Isso sem contar o técnico que operou os equipamentos, o responsável que emprestou seu laboratórios, etc. Acho que as pessoas perderam completamente a noção do que é fazer ciência.

Lucia Malla disse...

Esse cartoon final é ótimo! :D

Eu já estive num poster de congresso (!?!?!) desses, com mais de 30 autores (felizmente uma única vez). Recebi uma "notificação" no próprio congresso de q estava lá no meio - ou seja, fui pro congresso, eu e mais uma galera, sem saber q tínhamos um poster (!) a mais p/ cuidar. Scary e unbelievable.